27 de setembro de 2015

A/C: carrocratas brasileiros de plantão

Hoje, assistindo ao documentário Por Um Fio no canal Curta!, acabei lembrando daquele vídeo onde o carrocrata paulistano se filmou com o celular (enquanto estava ao volante parado no trânsito) gritando desesperadamente seu ódio contra o PT, os petistas, o Haddad, as ciclovias e os ciclistas...

Pobre carrocrata, sabe a Constituição da República Federativa do Brasil?

Aquele conjunto de leis que a Assembléia Nacional Constituinte de 1988 promulgou, depois de vinte anos de uma ditadura militar corrupta, censora e violenta, para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos...

Então, aqui o seu artigo quinto:
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...).

Sim, é simples: 
- um ônibus com 50 pessoas tem o direito a ocupar nas vias públicas o equivalente ao espaço ocupado por 50 carros (contendo uma pessoa cada).

Os carrocratas precisam entender que as vias públicas não são só para os carros, que os ciclistas devem ter direito ao mesmo espaço nas vias públicas que carros, motos etc.

As vias públicas devem ser usadas por ciclistas, motoristas, motociclistas e todos devem ter direito ao mesmo espaço com segurança para todos.

Felizmente o prefeito de São Paulo tem colocado em prática um projeto de cidade mais humano, privilegiando o transporte público (as vias expressas para ônibus são essenciais) e com uma malha cicloviária minimamente digna.