15 de agosto de 2002

...continuação desse post aqui:

Cada interessado tem sua própria motivação para o reconhecimento da cidadania italiana.

Penso eu que a principal motivação para um descendente requerer o reconhecimento da cidadania italiana é resgatar seus laços familiares e culturais, redescobrir sua origem e expandir seus horizontes.



Até março de 2002 cada consulado italiano tinha uma metodologia de atendimento peculiar e independente.

Então foi definido (pela Embaixada Italiana em Brasilia) que os consulados deveriam ter uma metodologia de atendimento padronizada para buscar um atendimento mais preciso e sem tanta burocracia e lentidão (pois sim, o atendimento era muito lento e burocrático, cheio de pré-requisitos "operacionais", esperas sem previsão e exigências intransigentes, o que custava anos e anos aos interessados (descendentes)).



Infelizmente, em SP, por enquanto o atendimento continua lento, mesmo com o roteiro existente desde fevereiro/março de 2002.


Por intermédio de artigo do sr. Vezio Nardini (diretor da revista Oriundi) sabe-se agora o que aconteceu na assembléia do dia 13 de junho de 2002, convocada por 8 membros do Comites (Blazioli, Distante, Ghisio Erba, Giuliano, os dois Laspro, Ruggeri e Scavolini), solicitando a presença do Embaixador, que foi representado pelo Cônsul de SP, para discutir os graves problemas de atendimento e falta de pessoal no Consulado de S. Paulo, com ameaça de promover uma manifestação pública.

Sobre os vários problemas do Consulado, pouco se falou além dos problemas na concessão de cidadania aos “oriundi” (os descendentes). O Cônsul pediu, depois desmentiu, e acabou por dizer (depois negando que disse) que gostaria de ter a colaboração de todos para que os pedidos de cidadania fossem solicitados “concentrandosi su quelli che effettivamente dimostrano un legame effettivo con l´Italia...” (apenas para pessoas que realmente tivessem viva a chama da italianidade, não àquelas que apenas querem um passaporte que lhes permita melhor transito mundo afora). Essa diferenciação, até por não ter critérios objetivos, foi repelida veementemente por diversos Conselheiros, nela vendo o gérmen de corrupção e falcatruas.

Quando lhe foi solicitado dados concretos sobre a situação do Consulado, o Cônsul declarou:

- que dos 40 funcionários, 4 estão dedicados exclusivamente para o setor de novas cidadanias;

- que existem 1.755 processos antigos, que serão todos resolvidos em cerca de 2 meses;

- que o novo processo de inscrição (o roteiro padrão de atendimento), incluindo todos os processos que estavam em gestação nos Patronatos, originou até agora cerca de 3.900 processos que deverão estar concluídos em, no máximo, mais 4 meses.


Ou seja, segundo o sr. cônsul de SP Gianluca Cortese, existiam em junho/02 quase 6000 processos para reconhecimento de cidadania italiana em andamento, 4 funcionários destinados exclusivamente ao andamento desses processos, e o prazo para a conclusão de todos esses processos será de 6 meses, o que resulta em quase 1000 processos concluídos por mês.

Passados dois meses dessa assembléia (esse texto que você lê agora foi atualizado em 14 de agosto/02) deveríamos ter quase 2000 processos de novas cidadanias concluídos, certo? Então, será que alguém pode confirmar isso?

Claro que não, pois nada é divulgado periodicamente, os funcionários do consulado nada informam a respeito e os consulados parecem não se preocupar com a desorientação e as necessidades dos descendentes em busca do reconhecimento de algo que já possuem, a cidadania italiana.

Somente com as listas atualizadas sendo divulgadas periodicamente é que a comunidade vai tomar conhecimento do que está sendo feito, de quantos processos estão sendo concluídos, e do tempo estimado de espera para a conclusão de um processo.



No dia 25 de julho de 2002 o Consulado incluiu em seu site um aviso, sobre a abertura de seleção para contratação de 15 novos funcionários temporários (contrato de 6 meses).

Seria isso uma forma encontrada pelo sr. cônsul para cumprir sua promessa??

Esperamos que sim, claro.



No dia 14 de agosto foi verificada a existência de uma pasta preta no guiche 1 do saguão do Consulado Geral da Italia em Sao Paulo, "Relatorio Dante Causa 0001 - 1000 (30 pags)".

A lista conta com mil nomes de imigrantes (o que deverá gerar dez mil novas cidadanias, em média) em ordem alfabética a partir do sobrenome do imigrante (dante causa, ou seja, o italiano nato que proporciona o reconhecimento da cidadania aos descendentes), ainda indicando o nome do requerente (ou os termos "vari"/"discendenti", para denotar uma ação coletiva/familiar) e a data da chegada do requerimento (a grande maioria dos mil nomes/requerimentos constantes na lista era do final de fevereiro de 2002).

Segundo fontes do próprio consulado a lista foi disponibilizada no início de agosto/2002 e logo será disponibilizada a próxima lista com os nomes dos requerentes dos meses subsequentes, pois já existem mais de oito mil requerimentos enviados ao consulado (informações não oficiais).


Fica visível, assim, que o Consulado começa a demonstrar reação à crescente mobilização e aos apelos diversos por melhor atendimento. O que não impede porém o desaparecimento (ou ao menos a diminuição) das enormes filas e aglomerações no saguão e no portão, de gente solicitando informações, trazendo e requerendo documentos, enfim, buscando atendimento. A média é de mais de 200 pessoas por dia, ou seja, mais de 30 mil por mês!

Por que não atender melhor (com propriedade e transparência) por telefone? Por que não incluir no site formulários e informações personalizadas?
Isso não só diminuiria as filas como também proporcionaria um melhor atendimento aos interessados.



soundtrack: Wilco's Yankee Hotel Foxtrot

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