3 de agosto de 2002

Hey, você conhece Henry David Thoreau ?




Desde que eu assistí o filme Sociedade dos Poetas Mortos, esse cara me influencia muito.



Thoreau nasceu em 12 de julho de 1817 (de origem escocesa e francesa) em Concord, cidade próxima a Boston no estado de Massachussets, EUA, e lá viveu a maior parte de sua vida.
Foi freqüentemente visto por admiradores, amigos e inimigos como um rebelde marcado por hábitos excêntricos. Nos textos de Thoureau (seus dois escritos mais célebres são "Walden" (1854) e "A Desobediência Civil" (1849)), contudo, esse individualismo rebelde não deve ser entendido em termos de uma postura excêntrica e meramente negadora.
Trata-se antes do individualismo entendido no contexto do movimento literário conhecido como o "Transcendentalismo Romântico" norte-americano, caracterizado não apenas pela ênfase romântica no sentimento individual mais do que na razão, mas principalmente por uma postura política progressiva preocupada com reformas sociais e políticas a serem levadas a cabo a partir do indivíduo e não a partir do grupo social.

A experiência individual descrita em Walden deriva da decisão de Thoureau de viver isoladamente, de 4 de julho de 1945 a 6 de setembro de 1847, em uma cabana construída por ele mesmo às margens do Lago Walden, nas proximidades de Concord.
O que seria visto, para muitos de seus contemporâneos, como nada mais do que a excentricidade de um eremita fugindo do social significaria, para Thoureau, a oportunidade para uma reflexão radical sobre o sentido de viver bem a vida humana em um momento histórico marcado pelos confortos e desconfortos de uma sociedade capitalista em fase de rápida urbanização e industrialização.
É em meio a essa experiência de vida bem equilibrada nos arredores da lagoa de Walden que Thoureau vivencia ainda o episódio de vida pessoal motivador do que é o seu texto mais celebrado: "A Desobediência Civil".
Em uma tarde de 23 ou 24 de Julho de 1846, Thoureau recebe a visita do coletor de impostos e acaba sendo aprisionado quando se recusa a pagar o tributo devido.
Sai da cadeia, no dia seguinte, quando um benfeitor ou benfeitora (provavelmente sua tia Maria) paga a dívida exigida por lei.
Explicitar as razões que o levaram a não pagar impostos é o problema central tratado no ensaio.
Para Thoureau, pagar os impostos seria um ato imoral porque significaria contribuir com um governo que patrocinava empreitadas injustas e desumanas como o projeto escravocrata e a guerra imperialista contra o México.
Nesse contexto, como Thoureau argumenta em seu ensaio, uma minoria correta formada por uma só pessoa já é uma maioria moral, e se o Estado e o consenso majoritário decidem julgar como fora-da-lei e colocar na cadeia essa minoria moral e correta, então é justamente a cadeia que se torna o lugar adequado para os homens honestos.
Na antiga Grécia, por exemplo, a crença em uma ética individual alternativa não impediu Sócrates de submeter-se ao julgamento do Estado que o condenaria não, como no caso de Thoureau, a uma noite na cadeia, mas à morte por envenenamento.
E o líder nacionalista indiano, Mahatma Gandhi, tendo lido o texto de Thoureau em uma cadeia em Pretória, reconheceu a sua importância para o desenvolvimento de suas próprias idéias e da prática revolucionária conhecida como "resistência passiva".

Escritor de textos hoje considerados clássicos, Thoureau não obteve de seus contemporâneos o reconhecimento devido, seria entendido por muitos de seus contemporâneos mais como idealizador de vadiagem e fuga ao trabalho do que como defensor de um estilo de bem viver; e a proposta de desobediência civil mais como a irresponsabilidade egocêntrica de alguém que quer separar-se do Estado do que como contribuição para o bem público e social. Seus livros e escritos tiveram parca repercussão: conseguiu publicar, em vida, apenas dois livros (Walden, em 1854; Uma Semana nos rios Concord e Merrimack, em 1849).
Em oito anos, os editores conseguiram vender apenas duas mil cópias de Walden, e de Uma Semana nos Rios foram vendidas duzentas cópias.
As cópias restantes foram devolvidas ao autor, o que o levou a registrar em seu diário que "já tinha em sua biblioteca cerca de novecentos volumes", tendo ele mesmo "escrito a maior parte deles".

A posteridade faria melhor julgamento do rebelde norte-americano: seus textos são hoje mais lidos e conhecidos do que os de seu mestre, Ralph Waldo Emerson, considerado o fundador do Movimento Transcendentalista.
E a "A Desobediência Civil", longe de ter sua importância reconhecida apenas por Gandhi e Martin Luther King, Jr, continua não apenas a ser lido e traduzido, mas também lembrado freqüentemente cada vez que se repetem formas de lutas contra o poder estabelecido, como é o caso dos "sit-ins" (protestos de ocupação em que manifestantes ocupam um local público e se recusam a sair), dos "teach-ins"(assembléias universitárias para a discussão de temas polêmicos), das manifestações e passeatas de protesto, dos movimentos pelas liberdades civis, e das greves de qualquer natureza.

Thoreau morreu de tuberculose em 6 de maio de 1862, em Concord, Massachusetts.

(texto adaptado de http://www.ufrgs.br/cdrom/thoreau)



Seus textos e sua vida demonstram que você só precisa ser você mesmo. E ser feliz por isso. Uma eterna busca por conhecimento e sensações aliada a uma vontade de apreciar o que de bom está a nossa volta em forma de "preguiça comtemplativa".
Yeah.

Alguns links para pesquisa:
:: Instituto Henry David Thoreau [>]
:: The Thoreau Institute at Walden Woods [>]
:: Thoreau Related Sites [>]
:: Henry David Thoreau (1817-1862) [>]

soundtrack: Grandaddy, Zanin, Dinosaur Jr e American Analog Set


Nenhum comentário: