10 de março de 2015

Excluir não ajuda

Quando eu saí do Brasil, em 2004, para morar na Italia, percebi muitas diferenças culturais e sociais; estranhei algumas coisas, comemorei outras e acabei me integrando.

Voltei a morar no Brasil em 2011 depois de ter morado 7 anos na Europa e uma vez mais senti diferenças culturais e sociais.
Foi estranho, ao chegar de volta ao Brasil, me sentir ao mesmo tempo familiar e deslocado na cidade onde nasci e cresci.
São Paulo e seus habitantes me pareciam diferentes da imagem que eu tinha deles antes de sair do Brasil - ou eles realmente mudaram ou minha imagem não era fiel à realidade; com o tempo fui percebendo que na verdade eu tinha mudado e eles tinham mudado também, mas eu mudei lá e eles mudaram aqui.

Percebi que enquanto eu estive fora, vivenciei coisas que meus familiares e amigos não vivenciaram e vice-versa.
Provavelmente por isso minha dificuldade em contar os vários episódios pelos quais passei fora do Brasil, pois quase sempre as pessoas não demonstravam interesse e a impressão que tenho é que me acham metido quando tento contar sobre minha vivência fora do Brasil. E isso causa desconforto para ambas as partes, seja lá o que for.
Então passei a não entrar em qualquer assunto onde eu pudesse sentir vontade de contar o que me aconteceu enquanto morei fora.

Faz quase 4 anos que venho nesse processo de inconscientemente esquecer de (ou varrer para debaixo do tapete mental) um período de 7 anos da minha vida, um período importante em que eu tive que descobrir muitas coisas e pude vivenciar coisas novas.
Mas para resolver isso eu decidi escrever.
Espero que este post aqui seja apenas o começo de uma série de textos sobre meus dias nesse período em que vivi fora do Brasil.

Quando eu fui morar fora do Brasil estávamos no meio do primeiro mandato de Lula e quando voltei estávamos no começo do primeiro mandato de Dilma.
Dos 12 anos de governo federal do PT, eu peguei os 2 primeiros e os 4 mais recentes, ou seja, metade.
Em relação ao governo do estado nada mudou, afinal o PSDB governa faz mais de 20 anos sozinho.

Enquanto eu morei fora eu pude perceber como a imagem do Brasil melhorou no exterior. Com todos os estrangeiros com quem eu conversava, e foram 7 anos convivendo com estrangeiros, de tudo que eu escutava e via sobre o Brasil, quase tudo era positivo. Era incrível mesmo.
Quando eu voltei a viver no Brasil percebi que a situação econômica do país melhorou e que a situação financeira do brasileiro médio também melhorou. Não é que agora o Brasil tenha se tornado primeiro mundo e que não existam problemas etc, nada disso, estou apenas dizendo que comparando, melhorou sim.

Muitos brasileiros que antes não tinham oportunidades hoje moram em suas casas próprias e dirigem seus próprios carros (mesmo que financiados), conseguem concluir um curso universitário e contam com acesso a produtos e serviços que antes de sair do Brasil eu só via pessoas das classes mais altas tendo acesso.

Outra coisa que notei ao voltar ao Brasil é que o cidadão médio se tornou incrivelmente mais exigente e rigoroso.
Hoje vejo muito mais reclamação do que elogio, muito mais rancor do que alegria, muito mais indignação do que tolerância nas relações sociais e na convivência diária.

Antes de sair do Brasil eu não conhecia todas as regiões do meu país, ao retornar - depois de ter tido a oportunidade de conhecer 48 países, decidi que precisava conhecer todas as regiões do meu país.
E nesses últimos anos, sempre que possível, visitei diversos estados como por exemplo Acre, Amazonas, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima etc.
Hoje posso dizer que já visitei a maior parte dos estados do meu país e tenho orgulho disso.

Percebi que a maior parte dos paulistas acha que São Paulo representa o Brasil e que suas vontades e seus critérios são mais importantes do que qualquer coisa que os outros brasileiros possam querer. Afinal é o estado mais rico...


Até o estouro das manifestações de junho de 2013 eu não conversava sobre a situação política do Brasil atual e nem sentia muita vontade de me informar a respeito.
Desde então venho cada vez mais lendo e me informando a respeito e desde o período de campanha para as eleições últimas, venho inclusive escrevendo a respeito.

Meu último texto, sobre a imprensa e os papéis da mídia no Brasil, foi publicado no ótimo website Pragmatismo Político, assim como outros 3 textos já tinham sido publicados antes, e a repercussão desse texto vem sendo positiva demais, o que me deixou muito contente.
Quase sempre tem gente que vai até a publicação ou ao post do facebook para comentar contra, o que na minha opinião é natural e saudável, mas muitas vezes percebo que tem gente que vai comentar sem querer discutir nem refletir e comenta apenas para brigar, para xingar, para direcionar a intolerância, a indignação seletiva e em muitos casos o ódio que sentem.

Foi num desses comentários que vi um link para um texto em outro website.
Fui até o website e li o texto todo. O texto supostamente apresenta uma série de argumentos refutando qualquer motivo para a discussão com finalidade à regulação econômica da mídia no Brasil. O texto diz que qualquer tentativa de regular economicamente a mídia nada mais é que censura e que a liberdade de expressão no Brasil estaria ameaçada pela "ditadura bolivariana petista".

Achei curioso que, ao contrário dos meus posts e textos publicados, onde há comentários a favor e contrários também, ali não havia um único comentário contrário, somente comentários cheios de ódio, bradando contra a corrupção patralha e a favor do extermínio do PT etc.
Minha primeira reação foi sair do website. Saí e fiquei me remoendo, inconformado com tanta intolerância e violência verbal.
Acabei voltando e deixando um comentário. Deixei um comentário argumentando sobre o texto dele e deixando um link para o meu texto. Escrevi de modo a deixar claro meu ponto de vista mas não fui grosseiro nem agressivo.

Hoje, dias depois, voltei lá e vi que meu comentário foi excluído.
Sim, ali só há comentários favoráveis ao texto porque os comentários contrários são excluídos.
É esse tipo de conduta que os milhões de paulistas reacionários estão tentando impor aos demais brasileiros.

Dilma foi reeleita presidenta com os votos válidos da maioria dos eleitores brasileiros, assim como Alckmin foi reeleito governador de SP inclusive no primeiro turno (com votação recorde e sem ter sequer apresentado programa de governo).
Ambos já tiveram erros e acertos e até agora nenhum dos dois teve algum crime provado contra si para se justificar um impeachment.
E, principalmente, ambos contam com oposições que lutam para conquistar o poder no lugar deles.

Mas enquanto boa parte da oposição ao Alckmin denuncia o que entende ser uma série de desmandos e mesmo crimes, boa parte da oposição à Dilma, além de denunciar o que entende ser uma série de desmandos e mesmo crimes, também xinga, demonstra ódio, quer a volta do regime militar, quer impor um impeachment mesmo sem legitimidade, organiza manifestações contra a corrupção que são apenas contra o PT...

Quando num texto um reacionário ataca o PT e diz que a regulação econômica da mídia é censura e que seria uma tentativa da ditadura bolivariana do PT de tomar ou manter o poder, e o governo do PT não persegue o autor desse texto, isso é liberdade de expressão. Mas quando esse mesmo reacionário exclui todo e qualquer comentário que não seja de acordo com o que ele quer (mesmo um comentário em nada ofensivo), fica claramente demonstrada a incoerência dele.
Outra coisa, demonstração de ódio não é liberdade de expressão, é crime.

É simbólico hoje no Brasil, sabe, isso de parte dos paulistas tentar acabar com a diversidade, tentando forçar todos a serem do jeito que a parte deles da sociedade quer, essa vontade que o reacionário tem de excluir o próximo que não esteja de acordo com o que ele acha justo, de excluir o direito do próximo participar e de ser como bem queira sem prejudicar quem quer que seja.


Nenhum comentário: