17 de agosto de 2015

O poder e a sorte de nascer bem

Hoje me deparei com a imagem abaixo no facebook:


Esta imagem foi publicada por uma dessas páginas golpistas e já foi compartilhada por milhares de pessoas.

-

Não me aguentei e lá fui eu postar o seguinte comentário (inclusive para alguns dos compartilhamentos):

"Quer dizer que a oligarquia de veículos de imprensa está atuando livre há não apenas treze anos, mas sim décadas!

Quer dizer que diversos setores reacionários continuam muito bem representados dentro do poder legislativo e do poder judiciário (e em várias cidades e vários estados também no executivo), atrasando o Brasil com obstrução, pauta para a manutenção da desigualdade social, golpismo e corrupção impune.

E principalmente, quer dizer que a mentalidade provinciana e mesquinha que simboliza os valores conservadores e da lei de gerson da família tradicional brasileira ainda está contra a evolução da sociedade, tentando manter seus privilégios sociais a todo custo."

-

Fui denunciado no facebook.

-

Uma dessas pessoas que concordam com o que diz a imagem me respondeu:

"(...)
A mim, meus amigos, meus conhecidos, minha família, meus filhos, este governo está PREJUDICANDO. Não sei de QUE privilégios fala. Realmente não sei de QUE privilégios fala. Sei a quais direitos meus não tenho acesso : saúde, segurança, educação, moradia. Sou GENTE, meus filhos são GENTE, pq não temos nada disso? Eu pago impostos, TODOS eles. E não é pouca coisa. E emprego, emprego muita gente. Eu trabalho, meus filhos estudam. Eu pago todas as minhas contas, pago todos meus direitos acima citados, que o govedrno não me oferece com meu dinheiro. Ganho com muito trabalho e de forma honesta. Quando meus filhos saem para estudar 12 hs por dia para VER se, SE vão ter uma vida DIGNA no futuro, pois não são herdeiros de NADA, fico com o CU NA MÃO sem saber se eles vão voltar para casa ou se vou receber um telefonema MORTAL. Olha, desculpa.... se nasci bem sorte minha, se vivi bem mérito meu... mas se estou FODIDA não tenho como não ficar MUITO PUTA. 
(...)"

-

Aqui minha resposta:

"Dos 4 direitos que você usa para justificar sua posição, 2 deles NÃO são atribuição do governo federal do PT. Você sabia disso? Se não sabia, procure se informar, para não culpar quem não tem nada a ver e para passar a cobrar quem deveria estar fazendo e não faz. Se sabia, algo está errado em sua maneira de encarar a situação.
Segurança e educação são majoritariamente de responsabilidade dos estados e municípios.
Mesmo assim, desde a primeira gestão do PT no governo federal, a Polícia Federal passou a realmente investigar a corrupção no governo, coisa que antes nunca havia sido feito (inclusive prendendo corruptos do próprio partido). Desde 2003 centenas de universidades foram criadas pelo governo do PT, gerando vagas para muitos milhares de pessoas que antes não tinham acesso à educação superior. Isso sem falar no ENEM e nos programas sociais como Prouni, Pronatec etc.
Sobre a saúde, que é sim atribuição do governo federal, o SUS tem muito a melhorar mas comparando com os outros países (inclusive de primeiro mundo), o SUS é muito melhor. O programa Mais Médicos trouxe a possibilidade de atendimento para milhões de pessoas espalhadas pelo Brasil que antes não tinham acesso algum.
Moradia então, é até covardia, pois o Minha Casa Minha Vida é o maior programa habitacional que o país já teve. 
O governo federal desde 2003 deixou de lado essa mentalidade do "sorte a de quem nascem bem" e passou a olhar para quem nasceu sem sorte também."