29 de maio de 2015

A corrupção dos outros

Mensalão é o nome dado à prática corrupta de subornar parlamentares sistematicamente em troca de aprovações.
O eleitor médio parece não saber ou lembrar, mas já houve diversos casos de mensalões no Brasil, no entanto muitos enchem a boca para bradar contra a corrupção do mensalão do PT... 
Sabe o que os reacionários fazem questão de ignorar? Que o mensalão do PT foi investigado e os envolvidos foram julgados e condenados. Cumpriram a pena que lhes cabiam.
Já os outros mensalões? Nada, acabaram em pizza como sempre foi no Brasil.

O mesmo com o tal petrolão, cuja rede de corrupção movida a propina alcança corruptos e corruptores de vários partidos e setores, mas a grande mídia e os revoltados online batedores de panela fazem malabarismos imorais para tentar associar somente ao PT.
Sabe o que os reacionários fazem questão de ignorar? Que o tal petrolão está sendo investigado sem que o governo federal abafe o caso, algo inédito na história do Brasil.

Mas e os outros escândalos de corrupção que envolvem somente pessoas não ligadas ao PT? 
Sonegação e lavagem de dinheiro no HSBC (grande mídia diretamente envolvida), operação Zelotes (os valores roubados são muito mais altos que os do petrolão), cartel no Metrô e na CPTM, descaso com os professores e a falta de água, FIFA e CBF (ligações óbvias de apoio com Aécio Neves e a grande mídia), atuação nefasta de Eduardo Cunha para incluir na constituição a doação empresarial anônima (corrupção institucionalizada) nessa reforma política de fachada, dentre tantas outras coisas que continuam a atrapalhar a evolução de nossa sociedade...

Por que não batem panela?
Simples, porque a corrupção desses não "incomoda". 

O eleitor médio não está familiarizado com as nomenclaturas usadas para definir os espectros políticos e ainda muito menos familiarizado com as distinções ideológicas e as significações das ações diárias nos variados círculos nas diversas esferas do poder. 
Muitas vezes o eleitor médio se limita a dizer que todo político é igual, ladrão.

Os poderosos reacionários, incomodados com as mudanças no Brasil desde o início dos anos 2000 e muitos dos quais corruptos, idealizam campanhas difamatórias contra qualquer força progressista que ameace seu poder, e para difundir essa campanha a grande mídia dia após dia manipula notícias e subverte a prática jornalística.
Pois o PT, mesmo com seus erros, é de fato o maior representante progressista do Brasil. 
Se fosse o PSOL no poder, essa campanha difamatória seria ainda pior.

Pela primeira vez na história do nosso país temos no governo uma força progressista que conseguiu promover mudanças e se mantendo no poder.

Uma parte da população acaba sendo cativada por essa campanha difamatória e isso causa a replicação e a multiplicação de bordões e ações cada vez mais perigosas, ameaçando a ainda infante democracia brasileira.

Enquanto isso, vários membros do congresso, de diversas instâncias do judiciário e os reacionários do quarto poder (grande mídia, sistema financeiro, empreiteiras etc), seguem atuando para evitar qualquer tipo de evolução.

Os atos cotidianos de corrupção de pequeno porte que muitos cometem quase diariamente são reflexos e ao mesmo tempo servem de justificativa aos reacionários, que alegam ser inútil tentar evoluir - "afinal a corrupção seria da natureza humana"...

Olha, enquanto tentarmos combater somente a corrupção dos outros, não vai melhorar.

.