Quando assisti ao filme A.I. - Inteligência Artificial, uma década atrás (ou mais), foi tedioso. Aliás acho que nem cheguei ao final, devo ter dormido.
Começa como um filme de suspense e termina em ficção científica. Achei sem pé nem cabeça e anticlímax. Não entendi como Kubrick poderia ter concebido um filme assim e cheguei a acreditar que Spielberg teria feito o filme apenas como algum tipo de homenagem ao ídolo.
Somente quando assisti ao filme Her - Ela, de Spike Jonze, há pouco mais de um ano, que me bateu forte esse tema (da inteligência artificial) e de lá para cá tenho me deparado com uma avalanche de referências.
Cheguei ao Her por conta do Jonze e da trilha do Arcade Fire, sem saber como seria, mas gostei muito.
Muita gente que assistiu a Her achou o filme tedioso - mais ou menos o que eu tinha sentido ao assistir A.I. - Inteligência Artificial.
Assisti novamente a A.I. – Inteligência Artificial e pirei.
Recentemente senti a mesma empolgação, ao assistir a Transcendence: A Revolução, com Johnny Depp e Morgan Freeman.
Cada um dos três filmes apresenta o tema sob um prisma diferente e cada um teve também uma recepção diferente, mas é inegável que a discussão em torno das questões sobre a inteligência artificial não mais se limita aos laboratórios e círculos acadêmicos.
Porém pouca gente fora desses ambientes encara a inteligência artificial como um tema realmente importante.
Até decidir escrever este texto eu simplesmente sentia vergonha de dizer o que eu penso a respeito, isto é, que a inteligência artificial poderá ser a causa da extinção de nossa espécie.
Uma vez acenei isso numa conversa com um amigo, culto e bem informado; ele discordou de mim duplamente, dizendo que a inteligência artificial já existe atualmente.
Mesmo com gente como Stephen Hawkins alertando sobre os riscos que a inteligência artificial pode impor à nossa espécie, a maioria tende a considerar essa uma questão insignificante, quando comparada a problemas como a degradação do meio-ambiente ou uma guerra mundial com armas nucleares e/ou biológicas.
Decidi escrever isto aqui enquanto lia o mais novo artigo de Tim Urban no blog WaitButWhy.com.
Ao invés de escrever um monte aqui, melhor seria se eu traduzisse logo o artigo dele, mas vai ficar para uma próxima (estou editando áudio d’AEdB e escrevendo meu segundo romance...).
Há um monte de artigos por aí sobre o assunto, em publicações variadas - desde Vice, passando por Wired, até publicações como Science magazine; mas se você não puder ler em inglês, sem problemas, aqui uma palestra do TED sobre o assunto com legenda em português do Brasil (a legenda foi traduzida por mim).
A palestra é do tecnólogo Jeremy Howard e ele fala justamente sobre os avanços tecnológicos que, seguindo um padrão de crescimento exponencial, podem nos levar à chamada inteligência artificial plena antes da metade deste século.
A partir de então seria questão de vinte anos (ou menos) para que a chamada superinteligência pudesse ultrapassar a capacidade intelectiva de toda a humanidade e embaralhar todo e qualquer tipo de previsão atual sobre os limites de realidade e futuro.
Afinal, seriam os deuses astronautas ou computadores? Alguém aí já assistiu ao filme The Singularity?
Hehe, agora vou terminar de ler o artigo, fui.
Ah, aqui um texto da wikipedia sobre o assunto, em português:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Singularidade_tecnol%C3%B3gica
-
Crédito da imagem: NASA, ESA, J. Hester and A. Loll (Arizona State University)
http://pt.wikipedia.org/wiki/A.I._-_Inteligência_Artificial
http://pt.wikipedia.org/wiki/Her
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transcendence
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/12/141202_hawking_inteligencia_pai
http://waitbutwhy.com/2015/01/artificial-intelligence-revolution-2.html
http://motherboard.vice.com/read/super-intelligent-ai-could-wipe-out-humanity-if-were-not-ready-for-it
http://motherboard.vice.com/read/the-dominant-life-form-in-the-cosmos-is-probably-superintelligent-robots
http://www.wired.com/2015/01/the-evolution-of-artificial-intelligence/
http://www.sciencemag.org/search?site_area=sciencejournals&y=0&fulltext=artificial+intelligence&x=0&journalcode=scitransmed&submit=yes
http://pt.wikipedia.org/wiki/TED_(conferência)
http://go.ted.com/wmi
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Singularity_%28film%29
.