14 de janeiro de 2015

Sem água até quando?!


Hoje é o primeiro dia em que o racionamento de água foi assumido e divulgado pelo condomínio onde moramos aqui no centro de São Paulo.

Até então a caixa d'água do prédio dava conta quando faltava água, mas a partir de hoje um novo tempo chega aos moradores aqui do edifício Mara:

Racionamento de água todos os dias durante o dia todo com abastecimento de água somente por algumas horas durante a noite, por tempo indeterminado.

Eu tinha lido alguns dias atrás uma matéria sobre a situação do abastecimento de água em SP no portal De Olho no Tempo, mas é sempre assim: só sentimos o baque quando acontece, mesmo se já tinha sido previsto.
(aqui o texto: http://deolhonotempo.com.br/agua-deve-acabar-e-colapso-acarretara-em-exodo-urbano-em-sao-paulo-afirmam-especialistas/)

A dona Zezé, nordestina, faxineira do prédio e esposa do também nordestino seu Zé (zelador), hoje me ajudou a pegar dois baldes de água do poço no subsolo do prédio agora pela manhã (pelo menos para a descarga...). Eu senti um misto de vergonha e raiva quando ela de repente riu um pouco e disse algo como "pois é, lembrei do meu nordeste...".

Senti vergonha por São Paulo ser um estado onde a maioria das pessoas é preconceituosa e reacionária.
Por décadas a xenofobia contra nordestinos foi destilada em SP e agora é aqui que falta água...

Senti raiva por SP ter mais uma vez eleito o PSDB para "governar" o estado.
O PSDB vem "governando" o estado de SP faz décadas e nesse período os investimentos necessários para manter o abastecimento de água não foram feitos, pelo contrário, preferiram destinar o dinheiro para o bolso dos acionistas da Sabesp e enquanto isso a situação piorando cada vez mais.
O ódio ao PT e seus programas sociais é tanto que Geraldo Alckmin foi reeleito no primeiro turno, com votação recorde e sem ao menos apresentar um programa de governo.

Na TV ontem (como sempre) os telejornais falam sobre aumento na conta de luz e uma possível crise energética, porém enquanto ainda temos energia elétrica o que falta é água e a situação tende a piorar a ponto de atingirmos estado de calamidade, mas Geraldo Alckmin e o governo estadual do PSDB continuam sendo protegidos.

Como viver sem água durante horas e horas todos os dias? Como enfrentar uma situação dessas? Será possível reverter o estrago? Até quando teremos que passar por essa situação?
Eu simplesmente não sei o que fazer.
Alguém teria alguma ideia?

Acabei de criar uma página, aqui:
https://www.facebook.com/saopaulosemagua