15 de janeiro de 2015

Como secar São Paulo em 5 passos



Grande parte do eleitorado de Geraldo Alckmin continua defendendo o governo paulista do PSDB, mesmo com a evidente situação de desastre em que se encontra o Sistema Cantareira.

O fornecimento de água à população é um serviço básico e milhões de pessoas em São Paulo estão tendo que sobreviver há vários meses sem esse serviço, mesmo pagando as contas que a Sabesp manda.

Quando alguém reclama da falta de água, os simpatizantes do governo de Alckmin costumam dizer que a culpa é de São Pedro.
Muitos dizem que Alckmin não tem culpa e que os petistas merecem, que a situação deve-se ao comportamento da população, que não economiza...

Vamos lá, este texto aqui é para quem reclama da situação e escuta que "a culpa não é do Alckmin", que "precisa economizar" etc.
E também para quem ainda acredita de verdade que o governo do PSDB de Alckmin não tem culpa e nada pode fazer.

O racionamento de água em São Paulo não é culpa de São Pedro, mas, sim, das autoridades, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da falta de investimentos. Quem faz o alerta é a relatora da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito à água, a portuguesa Catarina Albuquerque, que apresentou diante da entidade um informe em que acusa o governo brasileiro de não estar cumprindo seu dever de garantir o acesso à água à totalidade da população. (Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2014/09/09/racionamento-de-agua-nao-e-culpa-de-sao-pedro-diz-onu.htm)

-

O governo do PSDB de Geraldo Alckmin ignorou relatórios e estudos realizados por diversos entes (entre eles a própria SABESP) que há pelo menos DEZ ANOS apontam o risco de desabastecimento nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.

Aqui diversas fontes:

"De olho em eleições, Alckmin ignora alertas sobre desabastecimento e falta de investimento" (http://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2014/02/de-olho-em-eleicoes-alckmin-ingnora-alerta-sobre-desabastecimento-e-falta-de-investimento-3770.html)

"Risco de falta d´água é velho conhecido da Sabesp" (http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/risco-de-falta-d-agua-e-velho-conhecido-da-sabesp)

"Governo paulista foi alertado em 2009 sobre riscos no Cantareira" (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/03/1424659-estado-foi-alertado-em-2009-sobre-riscos-no-cantareira.shtml)

"Relatório da Sabesp a investidor aponta risco no Cantareira desde 2012, diz MP" (http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,relatorio-da-sabesp-a-investidor-aponta-risco-no-cantareira-desde-2012-diz-mp,1573758)

Nenhum comentário: