O Núcleo Ciência Pela Infância, composto pelo CDC, pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies, também ligado à Universidade de Harvard, produziu um vídeo para explicar, com palavras e imagens simples, como as vivências de uma criança pequena têm impacto sobre a formação do seu cérebro e de sua capacidade futura para o aprendizado, o comportamento e as emoções.
São Paulo tem sido governado pela mesma turma desde o fim da ditadura militar (de 1983 até 1994 pelo PMDB e desde 1995 até hoje pelo PSDB que foi fundado por membros dissidentes do PMDB).
A ditadura militar no Brasil, que durou uns 20 anos, desde 1964, já tinha sido um período muito triste para o Brasil. Do início da ditadura até hoje temos 50 anos!
Como o povo de SP continua elegendo a mesma turma há mais de TRINTA anos, ao assistir o vídeo foi inevitável a associação dos processos ali abordados com o comportamento e a postura da maioria dos eleitores de SP.
Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades. É o conjunto de procedimentos adotados numa determinada região visando a proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes.
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é uma empresa brasileira que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico no Estado de São Paulo. Seu principal acionista é o governo do Estado de São Paulo, que controla a gestão da companhia.
Desde 1983 não há investimentos nos sistemas para que o abastecimento de água pudesse estar garantido para a população mesmo durante períodos de crise de estiagem.
Eis que a pesquisa Datafolha publicada no dia 20 de outubro de 2014, no auge da campanha eleitoral, mostra que 53% dos paulistanos atribuem os problemas na distribuição de água à Dilma Rousseff e ao prefeito Fernando Haddad, ambos do PT, apesar de a responsabilidade pelo problema ser exclusivamente do governo do Estado, do PSDB de Geraldo Alckmin, controlador da Sabesp.
Aqui novamente foi inevitável a comparação com o vídeo do Núcleo Ciência Pela Infância:
Nesse mesmo dia, o então candidato à presidência, Aécio Neves do PSDB, declarou em ato de campanha, em MG, que a ANA (Agência Nacional de Águas) "poderia ter sido uma parceira maior do governador Alckmin", tentando atribuir responsabilidades ao governo federal na atual crise da água em SP.
Durante debate da campanha eleitoral na TV, o então candidato à reeleição Alckmin afirmou que "não falta água em São Paulo e não vai faltar água em São Paulo".
Alckmin foi reeleito no primeiro turno com votação recorde e sem apresentar programa de governo, mais de 15 milhões de pessoas sofrem com a falta de água e recentemente, depois da eleição, o governador admitiu pela primeira vez que há sim racionamento de água.
O que dizer?!?
Não sei, talvez a maioria do povo paulista goste tanto do PSDB que prefere acreditar que São Pedro vai dar uma forcinha para São Paulo sem que o PSDB tenha que resolver a questão e responder pelo problema.
- -
Fontes:
Vídeo "Conceitos Fundamentais: 1 - As experiências moldam a arquitetura do cérebro" (https://www.youtube.com/watch?v=eSAHbDptGh4)
Lista dos governadores de São Paulo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_governadores_de_São_Paulo#Governantes_do_per.C3.ADodo_republicano_.281889_.E2.80.94_2015.29)
Saneamento básico (http://pt.wikipedia.org/wiki/Saneamento_básico)
Sabesp (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sabesp)
"Como engenheiro eu planejei e construí o Sistema Cantareira, mas fiz isso quando a Grande São Paulo tinha 12,5 milhões de pessoas. Hoje tem 21 milhões. Ninguém fez nada de lá para cá." (http://portal.tododia.uol.com.br/_conteudo/2014/07/cidades/34379-paulo-maluf-culpa-falta-de-investimento-por-crise-hidrica.php)
"53% dos paulistanos acham que falta d’água é culpa de Dilma e Haddad" (http://www.blogdacidadania.com.br/2015/01/53-dos-paulistanos-acham-que-falta-dagua-e-culpa-de-dilma-e-haddad/)
"Aécio atribui responsabilidade ao governo federal por crise da água em SP" (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1535350-aecio-atribui-responsabilidade-ao-governo-federal-por-crise-da-agua-em-sp.shtml)
"Não falta água, não vai faltar água" - Geraldo Alckmin (https://www.facebook.com/video.php?v=949182181758788)
"Governo de São Paulo raciona a água e anuncia mais restrições" (http://brasil.elpais.com/brasil/2015/01/14/politica/1421275131_584448.html)