11 de dezembro de 2002

:: Musica Italiana ::

Depois de ler algumas mensagens na Poplist, sobre bandas e artistas da Italia, resolvi ceder ao impulso, e pronto, aqui está o post.
Juntei algo que trouxe da Italia (sons que eu achei bem legal) + uma pesquisa básica pela internet = agora apresento comentários para você, que quer conhecer um pouco do que de bom há no "bel paese"!

:: Lo-Fi Sucks!
Quarteto de Genova (noroeste da Italia), que desde 1997 já gravou 4 albuns. O mais recente album, lançado em março de 2002, chama Temporary Burn Out.

:: ONQ
Projeto pessoal do "senhor Onq" (com participação ocasional do baterista Mauro (seria o mesmo do Morose ou o do Lo-Fi Sucks?)) de La Spezia (próximo a Genova). Já gravou várias tapes (somente fitas, gravadas em casa) e tem influências de pop music, boredom, joy division, nick cave, leonard cohen, sigur ros, radiohead, morose, sonic youth...

:: Lumiere Electrique
Nascidos numa cidadezinha da província de Brescia (centro-norte da Italia), em 1998, os Lumiere Electrique se sentem felizes por já terem feito shows de abertura para Ulan Bator e Dianogah (todos adoram Steve Albini...).

:: Cods
Cods é um trio da Lombardia (norte da Italia) e faz algo entre folk & pop e post-rock. Todos os integrantes são envolvidos também em outras atividades artísticas e a banda já obteve prêmios da crítica italiana.

:: Jerica's
Quarteto da Catania (sim, na ilha Sicilia, aquela bola que a bota chuta em todo mapa, que tem o vulcão Etna...) de noise/post-rock, com 2 albuns nas costas.

:: Nicola Conte
De Bari (sul da Italia, perto do salto da bota) vem Nicola Conte, DJ e produtor. Nomes do calibre de Thievery Corporation e Koop já colocaram as mãos em suas músicas.

:: Perturbazione
Sexteto de Turim (Noroeste italiano, próximo a França e Suiça), com mais de 10 anos de vida. Rock, baggy, grunge, low-fi, britpop, trip-hop, postrock...

:: Micevice
O produtor Giovanni Ferrario e 4 amigos(as), da Lombardia (sua capital é Milano), fazem um indie-rock (pixies, Swervedriver) com pitadas de Big Star e Lou Reed, e já lançaram 3 albuns.

:: Marilu Loren
O quinteto Marilu Loren (nome horrível), de Roma, dizem, faz um "pop wave psichedelico". Lançaram um album após um mini cd. Lembre de Radiohead e esqueça do nome, hehe.

:: Morose
Trio que conta com o multi-homem (musico, produtor e "dono" de selo) Mauro Costagli e com o Onq Luca Galuppini. O que dizer de uma banda com essas (Velvet Underground, Nick Drake, Sebadoh) influências?? Letras e conceitos legais.

:: Bugo
Algo entre Beck e Pavement, com pitadas de Nirvana e Bob Dylan, O "esquiso"/modernoso Bugo (sim, esse é o nome do rapaz) é tratado como gênio pela crítica italiana e, dizem, está estourando.

:: Zanin
Bem, já que estamos aqui, Zanin é o projeto pessoal (totalmente (não(?)) autoral e despretensioso) de um italo-brasileiro, eu. Hehe. Essas 3 canções são "rough-cuts" de sessões de gravações feitas aqui em casa. http://www.mp3.com/zanin

Nenhum comentário: